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Tem alguma dúvida?

Esta página é focada em você com as dúvidas mais frequentes para esclarecê-lo sobre a FindUP e nossos processos.

MEI, CNPJ e Notas Fiscais

Posso atender chamados sem emitir nota fiscal?

Não. Para a realização de um atendimento, você só será ativado com MEI e emitindo nota fiscal. 

Vale salientar que, conforme obrigatoriedade de emissão de Notas Fiscais, prevista na lei 8.846/94 em seu art. 1º: “A emissão de nota fiscal... deverá ser efetuada... no momento da efetivação da operação.”  Os novos técnicos precisam emitir a NF quinzenalmente, referente aos atendimentos prestados, e antes da data de pagamento. As notas fiscais precisam ser emitidas por um CNPJ no seu nome e conta bancária também, dentro de uma das classificações abaixo: 

A) Empresário Individual - MEI; ME; EPP ou Empresa Normal; ou 

B) EIRELI - ME; EPP; Empresa Normal; ou 

C) Sociedade Limitada - ME; EPP e Empresa Normal. 

Buscamos incentivar o crescimento profissional de cada fornecedor que trabalha em parceria conosco, não aceitaremos notas fiscais e dados bancários em nomes de outras pessoas.

O que é MEI?

MEI é uma sigla para Microempreendedor Individual. Surgida em 2008 na lei 128, tal proposta veio para formalizar legalmente profissionais que até́ então não possuíam amparo legal ou segurança jurídica.

Para mais informações sobre o MEI, acesse o site do Sebrae.

Como posso me tornar MEI?

Para se tornar um MEI você̂ precisará realizar um cadastro no Portal do Empreendedor e seguir o passo a passo descrito no site. 

Quais são os dados que preciso para me tornar um MEI? 

1. Cadastro no Portal de Serviços do Governo Federal; 

2. Dados pessoais: RG, Título de Eleitor ou Declaração de Imposto de Renda, contato e endereço residencial; 

3. Dados do seu negócio: tipo de atividade econômica realizada, forma de atuação e local onde é realizado. 

Quais são as vantagens de ser MEI?

A principal vantagem de ser MEI é de ser um prestador de serviço formalizado junto ao governo. Com ele, você pode emitir notas fiscais, possuir uma conta bancária empresarial, declaração anual simplificada e outros: 

  • Tributo fixo por mês (DAES) num valor variável, em torno de R$61,00; 
  • Dispensa de licença e alvará; 
  • Declaração anual simplificada; 
  • Acesso a benefícios previdenciários (auxílio maternidade, doença e pensão por morte); 
  • Possibilidade de aderência a plano de saúde empresarial (mais barato); 
  • Pode contratar até 1 funcionário no CNPJ. 

Tudo isso sem custos na abertura. 

Cadastro na FindUP

Como me cadastro na FindUP?

O cadastro é feito pelo nosso app FindUP Técnico. 

Você precisará fornecer alguns dados cadastrais como nome, endereço e outras informações. Durante o cadastro é importante que você̂ possua seu CNPJ e dados bancários em seu nome, além de documentos como RG e CPF (ou CNH), Comprovante de Residência, Currículo e Certificações (caso possua) digitalizadas. Será́ necessário realizar o upload destes itens no momento do cadastro. 

Nossa equipe avaliará cada etapa para validar as informações e ativar seu cadastro. Tudo de forma muito simples.  

Caso você tenha dificuldade ou não consiga entender algum passo, é só entrar em contato com o nosso time de Sucesso do Técnico pelo e-mail tickets.tecnicos@findup.com.br.

Após o cadastro, o você realizará um quiz com perguntas técnicas de acordo com as habilidades que foram escolhidas durante o cadastro. 

Depois do preenchimento de todos os dados, envio das documentações e resolução do quiz, as informações serão avaliadas por nossa equipe para serem validadas. Por favor, note que o cadastro é exclusivamente para técnicos em informática que sejam capazes de comprovar suas habilidades por meio do quiz, currículo e certificações. 

Importante avisar!

A FindUP realiza um estudo de quantidade de ocorrências X quantidade de técnicos em cada cidade para avaliar se o novo profissional será validado ou não. Isto ocorre para garantir que haja demanda suficiente para você. Caso o resultado seja positivo na sua cidade, o seu cadastro será́ validado em até́ cinco dias uteis. Se isso não ocorrer, retomaremos o contato posteriormente quando houver demanda.  

Após a validação, você receberá nossa confirmação por meio do seu e-mail utilizado no momento do cadastro. A partir deste ponto, é necessário baixar o app FindUP Técnicos na Play Store (Google Play) ou Apple Store, ativar as notificações e aguardar os chamados. 

Requisitos para se cadastrar no FindUP: 

  1. Ser profissional de TI; 
  2. Ter conhecimentos técnicos necessários para resolver problemas em microinformática, redes de computadores e dispositivos computacionais; 
  3. Preencher todo o formulário de cadastro; 
  4. Enviar todos os documentos solicitados no momento do cadastro; 
  5. Possuir smartphone Android com versão mínima do Android 4.0 ou superior ou iPhone; 
  6. Possuir CNPJ. 

Fiz o cadastro e não consigo aceitar chamados. O que devo fazer?

A validação do cadastro leva em torno de cinco dias úteis. Caso tudo esteja dentro do pedido, com todas as documentações lançadas e o quis respondido, você estará apto para a avaliação. 

Fique atento: 

  • Cadastrar-se não implica que você será obrigatoriamente validado por nossa equipe; 
  • Realizamos um estudo de quantidade de ocorrências X quantidade de técnicos em cada cidade para avaliar se o novo profissional será validado ou não. Isto ocorre para garantir que haja demanda suficiente para você. 
  • Observamos criteriosamente todos os cadastros. Este deverá ser feito apenas por técnicos de informática com conhecimento devidamente comprovado por cursos na área, experiência de atuação no suporte de TI, administração de rede de computadores, especialistas em telefonia (PABX), profissionais em cabeamento estruturado ou áreas afins. 

O FindUP é uma plataforma exclusiva para profissionais de TI. O envio da documentação não garante que você será aprovado para receber chamados. 

Caso tenha recebido o e-mail de confirmação que seu cadastro foi validado e mesmo assim não consegue acessar o app, entre em contato com nossa equipe no e-mail tickets.tecnicos@findup.com.br

Sobre a FindUP

Do que se trata a FindUP?

Somos uma plataforma de serviços técnicos de informática compartilhados que, integrando tecnologia com gestão operacional, contribui com uma gestão mais ágil e produtiva do suporte de TI. 

Nossa solução faz uso de tecnologias como Geolocalização, Machine Learning e Big Data para entregar um sistema focado em facilitar a gestão de TI de grandes empresas. Por meio da nossa plataforma, os gestores podem solicitar técnicos de informática habilitados em tempo recorde, com capilaridade e abrangência nacional, chegando até as cidades mais remotas. 

É aí, que você, técnico, entra. Por meio da economia compartilhada, conectamos você a essas grandes empresas para o atendimento de chamados e projetos voltados para o suporte e infraestrutura de TI. 

Como é o fluxos dos chamados?

O fluxo de chamados por aqui funciona da seguinte forma: 

  1. O cliente solicita atendimentos na plataforma do FindUP; 
  2. Você recebe a notificação do chamado em seu smartphone; 
  3. Neste ponto você tem duas opções: (a) clicar na notificação do chamado, ou (b) clicar em “Chamados disponíveis” no app FindUP Técnicos; 
  4. (a) Caso clique na notificação, você será direcionado diretamente para o escopo do chamado ou (b) caso clique em "Chamados disponíveis", deverá clicar em "Detalhes" para visualizar o escopo do chamado; 
  5. Você deverá ler atentamente o escopo do chamado de forma a determinar se é capaz de realizar o chamado e se possui o ferramental necessário para a realização do chamado; 
  6. Caso horário do atendimento seja conveniente para o seu cronograma pessoal, tenha os conhecimentos necessários para executar o escopo e possua o ferramental requerido, você pode aceitá-lo; 
  7. Antes do horário marcado com o cliente, quando começar a se deslocar para o local de atendimento, você deve marcar que que "Saiu para o atendimento" no app; 
  8. Ao chegar no local, procure o responsável pelo atendimento ou peça para o representante entrar em contato com o responsável do suporte de TI (aquele que abriu o chamado) de forma a comunicar a sua chegada, em seguida clique em "Check-in" no app; 
  9. Você realiza o atendimento; 
  10. Ao finalizar, entre em contato com o responsável pelo chamado para validar e comunicar o serviço realizado, em seguida faça o processo de "Check-out" no app e descreva em detalhes o trabalho realizado no chamado. (Favor notar que a falha ao validar o chamado pode resultar na negação do pagamento caso o cliente questione o serviço realizado); 
  11. O cliente valida o chamado;
  12. A FindUP realiza o pagamento de acordo com o fluxo determinado

Sobre chamados e pagamento

Como vou saber se há chamados para atender e quantos já aceitei?

No aplicativo FindUP Técnicos, na tela inicial, você visualizará um botão “Chamados Disponíveis”, lá você tem acesso a todos os chamados abertos na sua região e aqueles que aceitou. 

Como posso me resguardar que receberei pelo serviço e no valor correto?

Certifique-se e oriente o cliente a validar o seu check-in no início e o check-out na conclusão do atendimento. Também é importante que você não deixe de fazer nenhuma etapa do processo de check-out para confirmar a finalização do chamado.

Ao atender os clientes, o seu pagamento será validado por nossa equipe financeira.

Não tenho certeza se consigo resolver o problema do cliente. Posso aceitar o chamado?

Orientamos que leia atentamente a descrição do chamado para que você avalie o grau de complexidade, se possui o ferramental necessário e o conhecimento para atendê-lo. 

Caso o chamado não seja resolvido por questões de incapacidade técnica ou falta de ferramental descrita no escopo, você corre o risco de não receber o pagamento, além do cliente ser ressarcido.

Quando eu aceito o chamado, outro técnico pode vê-lo?

Não. A partir do momento que você aceita o chamado, os demais técnicos cadastrados não podem mais visualizar esta ocorrência. 

Pode aceitar mais de um chamado por vez?

Só é possível aceitar chamados com um intervalo de tempo de 3 horas do início do serviço do atendimento anterior, e se estiver a menos de 70km do local do atendimento.

Ou seja: 

  • Você aceitou um chamado para amanhã às 09h e outro está aberto para o mesmo horário. Desta forma, você não poderá aceitar este pois há conflito com o aceito anteriormente;
  • Você aceitou um chamado para amanhã às 09h e outro está aberto para às 11:00. Desta forma, você também não poderá aceitar este pois a probabilidade de você não conseguir chegar a tempo no segundo atendimento é grande. Para evitar atrasos e insatisfação do cliente, outro técnico deverá aceitá-lo.

Quando devo aceitar um chamado?

Antes de aceitar um chamado, você deve se certificar que possa cumprir os seguintes critérios:

  1. Possui os conhecimentos necessários para atender as demandas presentes no escopo do chamado; 
  2. Está próximo da localização do atendimento ou pode se deslocar no horário combinado; 
  3. Possui o ferramental necessário e adequado para realizar o serviço; 

Caso aceite um chamado sem observar os critérios acima ou, por algum motivo não pode comparecer ao compromisso, você deve imediatamente liberar o chamado para que outro técnico possa aceitá-lo. Siga os passos:

  1. Abra o app FindUP Técnicos e clique em "Chamados aceitos" e selecione o chamado a ser liberado; 
  2. Clique em "Cancelar o chamado".

E se eu precisar de um material ou peça específico que não estava previsto no escopo?

Deverá haver um consenso entre você e o responsável definir a necessidade e as especificações para compra. O cliente pode fazer a compra ou lhe dar a autorazição para fazê-la. O custo será inteiramente do cliente. 

Não autorizamos remover o equipamento para seu laboratório pessoal. Toda manutenção como troca de peça, diagnósticos ou qualquer intervenção, deverá ser feita ao lado do cliente no local de atendimento. Esta ação preserva o cliente e, principalmente a você, técnico de informática.

Como é feito o pagamento e quanto recebo?

Os pagamentos são efetuados diretamente em conta bancária.

Para o recebimento, você receberá um invoice e, mediante as informações presentes nele, devee anexar as notas fiscais no app FindUP Técnicos.

Caso você realize um atendimento e ele não conste no extrato gerado pela nossa equipe, fique tranquilo e entre em contato conosco.

O valor fixo é de R$68,00 por atendimento, que pode durar até 3 horas. Caso ultrapasse esse tempo, receberá R$10,00 por cada hora adicional do serviço. 

Caso você ainda possua alguma dúvida sobre o ciclo de pagamentos, acesse nosso site ou entre em contato pelo tickets.tecnicos@findup.com.br.

Surgiu mais alguma dúvida ou problema?

 

Entre em contato conosco pelo e-mail
tickets.tecnicos@findup.com.br
e estaremos a postos para atendê-lo. 
😉

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